Terminamos esta semana o Ciclo de Documentários sobre a América Latina dedicando dois dias ao Brasil. Não arranjamos palavras para celebrar este feito, já que nada disto nos custa. O melhor será mesmo organizar um ciclo sobre alguns países africanos lá para Setembro. No entanto, agradecemos que nos enviem um feedback dizendo se valeu a pena. (os reaccionários, como sempre receberão a nossa liberdade de expressão).

Sábado, 25 de Julho, passaremos um documentário inédito em Portugal sobre a Birmânia. Terminado ainda em 2009, é um testemunho que segue de perto a repressão do estado birmanês contra grupos religiosos e estudantis. Os próprios birmaneses envolvidos na produção deste documentário desapareceram, foram presos ou saíram clandestinamente do país.

Vejam abaixo, (não percam!) o cartaz da Feira Vadia! Livros com descontos espantosos! Viva à Leya! Viva à Unicer! Este sábado, domingo…e por aí fora…



Programa Vadio:

Quinta-feira, 23de Julho, 22h: Sessão Especial Brasil, documentários

Sexta-feira, 24 de Julho, 22h: O Povo Brasileiro

Sábado, 25 de Julho, 22h: Documentário inédito sobre a Birmânia

Sessão Especial Brasil 1

Vários Documentários

Quinta-feira, 23de Julho, 22h

Gato Vadio

Entrada Livre

Documentários:

Tribes of the Amazon, James Smith

O que reserva o futuro para as centenas de tribos que vivem nas profundezas da floresta amazónica?

Esta película documenta os perigos que os indígenas enfrentam por causa de madeireiros, caçadores, mineiros e fazendeiros. Segue o explorador Sydney Possuelo numa visita à tribo do norte, Zo'e , e conta a história da temível tribo Waimiri na luta pela sobrevivência contra o desmatamento e as doenças que foram desencadeadas pelos construtores de estradas e madeireiros brasileiros nos anos 70 e 80.

27 min

Soja, em nome do Progre$$o, Greenpeace

O mercado internacional e a crescente procura de soja têm incentivado a expansão da monocultura da soja na Amazónia brasileira. A área florestal amazónica do estado do Mato-Grosso desapareceu quase que por completo, tal como mais a norte o sul do estado do Pará. Para o Brasil, tudo é feito em nome do progresso. No entanto, a destruição da floresta não gerou emprego nem significou melhoria da qualidade de vida para as comunidades locais. A expansão da soja na Amazónia tem impulsionado o desmatamento, a grilagem de terras e a violência contra comunidades locais.

O documentário mostra os impactos socioambientais que a expansão da fronteira da soja causou na região de Santarém, no estado do Pará.

39 min

A Relação do Carbono, Fenceline Films

Duas comunidades afectadas por um novo mercado mundial: o comércio de dióxido de carbono.

Na Escócia, uma cidade sofre com a contaminação das indústrias petro-químicas desde os anos quarenta. No Brasil, uma comunidade observa como as suas terras e águas desaparecem com o avanço implacável da monocultura de eucalipto. Ambas as comunidades partilham agora a mesma ameaça.

A Relação do Carbono acompanha a história de dois grupos de pessoas de ambas as comunidades, que aprendem a utilizar câmaras de vídeo e realizam um filme sobre o que significa viver com as consequências do mercado de carbono. Desde problemas de saúde mental na Escócia à perda de plantas medicinais no Brasil, as duas comunidades descobrem a relação que têm entre si e o filme os segue nesta viagem.

Fenceline Films em parceria com o Projecto de Justiça Ambiental do Transnational Institute e Carbon Trade Watch, a Rede Alerta Contra o Deserto Verde, FASE-ES e Community Training and Development Unit.

40 min

Sessão Especial Brasil 2

O Povo Brasileiro, Documentário

Sexta-feira, 24 de Julho, 22h

Gato Vadio

Entrada Livre