Sábado, 28 de Novembro, 22h

Boomerang

de Pedro Eiras


apresentado por
João Miguel Teixeira Lopes

com Pedro Eiras e António Preto

colecção
O Rato da Europa

edição
Pé de Mosca


Boomerang, por Pedro Eiras

Boomerang
. 27 postais. Sobre a Europa ou os seus fantasmas. Poderia ter sido um livro mas afinal é um trânsito. Ir e vir. Escrita sobre a escrita sobre a escrita. Recuo histórico. E depois sobre o presente: desafiar a miopia. Aceleração do tempo. 27 vezes, menos uma, porque há sempre o imponderável. Ensaios postais crónicas relatórios de leitura. Acordos e desacordos. Para desmontar perder dispersar.

Pedro Eiras
Nasceu em 1975. É Professor de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Com Esquecer Fausto ganhou o Prémio P.E.N Clube Português de Ensaio referente a obras publicadas em 2005.


ver:

http://oratodaeuropa.blogspot.com

Pé de Mosca
A Cooperativa Pé de Mosca surge como plataforma cultural e social que, através do Design, das Artes Gráficas e da Formação se propõe criar projectos singulares e revestidos de uma forte dimensão social e pública. Assim, a Pé de Mosca privilegia o desenvolvimento de objectos de Design inclusivos e participativos, a colaboração com criadores de outras áreas de actuação e uma relação estreita entre o lado material e imaterial do Design.
Tem colaborado com a Fundação Cupertino de Miranda, o Centro Cultural Vila Flor, a ETC – Espectáculos e Teatro para Crescer, a ETEPA – Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense, entre outros.


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Domingo, dia 29 de Novembro

Tarde, 17h:

Agostinho da Silva - um pensamento vivo

(documentário)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdJm-BHiT2GcZZSAzV5eCThDhq_slgeYDBz3uyn02SgGdzynyssWaPiV9QfSnPTT7jK-vjjVKJhhyphenhyphenmMYuL1YtIpkw7FZTiRvTQgMH4EtoBnuRyHk8KVMMkpRiREFBfrrCDIlSNzuzgPrk/s200/imagem.jpg
Gato Vadio
"São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem."

Agostinho da Silva, in 'Cartas a um Jovem Filósofo'


Este documentário, produzido pela Alfândega Filmes, segue o percurso biográfico de Agostinho da Silva, um dos mais paradoxais pensadores portugueses do século XX.
Ao longo de 79 minutos, o realizador brasileiro João Rodrigo Mattos percorre todas as cidades e regiões por onde o filósofo português passou, entre Portugal e o Brasil.
O documentário reúne numerosos depoimentos de pessoas das esferas cultural, social e política, tais como Manoel de Oliveira, Caetano Veloso ou Mário Soares.
É uma excelente oportunidade para conhecer melhor um pensador livre e inconformado, que tem sido relegado para um plano marginal no panorama cultural português, talvez por sempre ter andado à margem do convencional.


Noite, 21h30:

Entre Seattle e Atenas, 10 anos de Revolta

Documentários:

This Is What Democracy Looks Like

55 m.

Documentário independente sobre as acções de protesto em Seattle, em 1999, durante o encontro da Organização Mundial do Comércio.

With narration by SUSAN SARANDON and SPEARHEAD's MICHAEL FRANTI, and with a driving soundtrack including RAGE AGAINST THE MACHINE, DJ SHADOW, DJ MUSAKA, and COMPANY OF PROPHETS, This Is What Democracy Looks Like is the first documentary to capture the raw energy of the WTO protests, while clarifying their global and historic significance.

"The IMC isn't waiting for the old guard media to tell the true story. . . the IMC is simply doing the job itself, reporting directly form the front lines." Naomi Klein, author of NO LOGO

DECEMBER 2008 - THE REVOLT (Grécia)
Contains 150 minutes unpublished visual material, reports and photos from the events of December 2008.

The murder of Alexis Grigoropoulos was the spark that set fire to the Greek swamp. The events that followed, contrary to what many media claimed it was a fair expression of anger on police arbitrariness, the obsolete and useless education system, corruption and incompetence of the policy and the widening social inequalities.

The TV Without Borders recorded video, photos, reports and analysis to spontaneous uprising. Part of this material is rare. Other pieces are stark evidence of police violence or even tabled in parliament in order to establish the relationship between police and the para-.