....



'Money as Debt', de Paul Grignon

Documentário/Animação + apresentação da nossa situação actual + debate

Quinta-feira, dia 26 de Maio, 22h

Gato Vadio

Entrada Livre


Um curto documentário animado realizado pelo artista canadiano e cineasta Paul Grignon sobre o sistema monetário no mundo actual.


'Money as Debt'

+

'O Dinheiro e o Sistema Financeiro"

Sintética apresentação sobre a situação actual por Hugo Cunha

+

Debate



"Quando uma profissão falha nas suas promessas as pessoas inevitavelmente sofrem. Quando essa profissão é o estudo e prática da economia naquilo em que ela é mais nevrálgica e crucial, então aí, inevitavelmente, toda a sociedade vai sofrer. O dinheiro é algo de indelével em quase todas as sociedades. Aquilo que começou por ser um meio de troca igualmente distribuído, parece, na nossa sociedade, estar inevitavelmente a concentrar-se nas mãos de alguns. A história do dinheiro é a história do poder. Talvez a forma de poder mais omitida e incompreendida pelas sociedades ao longo tempo. O dinheiro é algo que toca (bem ou mal) todos os aspectos da nossa vida, mesmo que indirectamente. Para melhor compreendermos o dinheiro e o seu papel na sociedade temos de pensar em algumas questões, tais como:
Porque é que nações, empresas e famílias estão tão endividadas? Porque é que assistimos (e cada vez mais perto) a situações de pobreza no meio da abundância? Porque é que nos deparamos com inúmeras e imparáveis situações de predação de recursos naturais? Porque é que ansiamos dogmaticamente crescer (economicamente) ano após ano?
Esta sessão procurará dar um contributo para a desmistificação do dinheiro e assim termos possibilidade de procedermos a mudanças que nos permitam um mundo mais livre e justo."