Coisas da(s) sexualidade(s) III + Contos de Russell Edson + JAZZ, esse Gato Vadio! | 19 a 22 de Janeiro


Coisas da(s) sexualidade(s) - Parte III

Quinta | 19 de Janeiro, às 22h
Wilhelm Reich: Os Mistérios do Organismo (1971)
Filme: 85 mins.

 
O filme do polêmico diretor iugoslavo Dusan Makavejev, inspirado na vida e obra do Dr. Wilhelm Reich, é uma fantástica viagem sexual, política e anarquista. São mostradas as teorias do Dr. Reich em relação ao que ele chamava de energia vital, ou Teoria do Orgone, focando o orgasmo como a maior forma de energia humana e necessário para a vida livre e plena. Trata-se de um formato diferente, misturando imagens e gravações reais com ficção, retratando a vida de duas jovens iugoslavas, uma comunista e outra viciada em sexo, que conhecem um importante patinador russo em uma apresentação na cidade de Belgrado. Tudo se mistura, como metáforas da relação entre Rússia e Iugoslávia, bem como analogias ao Stalinismo como uma forma de repressão sexual freudiana.
 
+

Sábado | 21 de Janeiro, às 22h
Debate: Revolução e Contra-Revolução Sexual

 
Procurar-se-á referenciar alguns dos factores mais relevantes que estiveram na origem do movimento de libertação sexual ao longo de várias décadas, contestando a ordem sexual imposta, e que vieram a desencadear a chamada revolução sexual dos anos 60. Os registos estatísticos e as observações realizadas revelam uma evolução muito acentuada dos costumes e dos comportamentos e práticas sexuais nas sociedades capitalistas. A esta evolução não é alheia a luta de classes e o descrédito dos tabus morais cristãos face aos avanços técnicos e científicos. Apesar da sua força, o movimento de libertação sexual foi, no entanto, pervertido  pelo espectáculo e mercantilismo da indústria do sexo, e ,finalmente, pela contra-revolução da SIDA e do consumismo narcisista. 

Sábado | 21 de Jan. às 17h
Contos de Russell Edson

Leituras por Jorge Palinhos e Rui Manuel Amaral


Ver vídeo...

Domingo | 22 de Jan. às 18h30
Jazz, esse gato vadio!

Mikowsky + Javier Canepa (Argentina)


Descarregar programação de Jazz completa.
Gato Vadio Livraria-Bar | Rua do Rosário, 281 - Porto

Para quem queira não-só-mas-também vadiar por outras paragens, deixamos abaixo a programação paralela à(s) Coisa(s) da(s) Sexualidade(s) no Espaço Compasso (R. da Torrinha, 111) e o tributo à Luta dos Trabalhadores no 18 de Janeiro de 1934 - última grande greve geral contra o fascismo que se instalava - organizado pelo SOV-AIT-SP, Espaço Musas e Terra Viva!AES.
Programação paralela no Espaço Compasso: Sexo às Quartas
18 de Janeiro de 1934 /
18 de Janeiro de 2012   

ASSINALAR A MEMÓRIA HISTÓRICA...TIRAR LIÇÕES para A ACTUALIDADE 

4ª feira | 18 de janeiro às 00:00 h
Colagem de cartazes alusivos ao “18  de Janeiro” nas ruas da baixa do Porto

4ª feira | 18 de janeiro das 16h às 20h
SOV- Porto (R.Caldeireiros, 213 s.B)
Pequena exposição bibliográfica sobre o 18 de Janeiro e distribuição de textos

4ª feira | 18 de janeiro às 21h
No ESPAÇO MUSAS (R. Bonjardim, 998)
Debate para recordar a luta dos trabalhadores no 18/01/1934 e refletir sobre diferenças e semelhanças com a situação de hoje. O Musas serve uma sopa, tu contribuis com o que quiseres.

Sábado | 21 de Janeiro às 20:30 h
Na Terra Viva!AES (R. Caldeireiros, 213, s.A)
“CONCERTAÇÃO SOCIAL” E CONTENÇÃO SOCIAL - Semelhanças e diferenças entre leis anti-trabalhadores do tempo do fascismo e leis laborais que o governo actual e o patronato  preparam...

Domingo | 22 de Janeiro às 10:30 h
Encontro: Junto ao chafariz da Cordoaria
TRILHA DA MEMÓRIA LIBERTÁRIA DO PORTO” - percurso pedestre de cerca de 4 Km.s através da história do Movimento Operário e libertário, na zona histórica e baixa do Porto.