P A R E C O N (Economia Participativa) - Novidade



A Vida depois do Capitalismo



Michael Albert

Editora 7Nós


Traduzido em mais de vinte línguas e fenómeno popular, Parecon (abreviatura de Economia Participativa) propõe um conjunto de princípios que podem ajudar à implantação prática de uma sociedade alternativa. Partindo da evidência que já não é necessário dissecar mais o cadáver em exposição (a economia capitalista e o sistema partidocrático), que desfila diante e por entre a vida comum de milhões de pessoas, o livro ensaia uma visão sobre o que vem a seguir, numa vida social livre de mercantilismo e de instituições autoritárias, cartografando as linhas gerais que podem constituir uma outra forma de organizar a vida económica, de economia autogestionada e de democracia directamente exercida.

Debater o Parecon reveste-se de especial pertinência no actual quadro de crise social e política, quando é urgente compreender porque perdeu a esquerda uma visão utópica e uma perspectiva anticapitalista.

Sobre o autor:

Michael Albert (Estados Unidos, 1947) escreve desde há 30 anos ensaios sobre política e economia. Desenvolveu com o economista Robin Hahnel a teoria económica denominada “economia participativa” ou parecon. Noam Chomsky, Howard Zinn e Arundhati Roy não têm poupado elogios ao autor e à sua mais emblemática obra.

Uma edição da 7 nós