25 a 29 Junho - Photobook // NewYork // JANO // Leituras // Activismo // Discos

Quarta-feira, 25 de Junho, 21:30h

 
Encontro do Photobook Club do Porto

"Fotografic Perla Iberia Del Segle XIX"
Apresentado pelo Augusto Lemos 

Napper and Frith.
A Photographic Journey Through the Iberian Peninsula of the 19th Century

A study in 120 images of the places in the Iberian Peninsula that the Welsh photographer R.P. Napper visited in the 19th century in order to photograph them for an assignment given him by Francis Frith. These images cover, geographically, Spain, Portugal and Gibraltar.

Quinta-feira, 26 de Junho, 21:30h

 
Nas quintas D'Flagra apresenta...
Uma visão sobre algumas das principais cidades ocidentais...

NEW YORK 
“Downtown 81” 
 Edo Bertoglio(1981)
(1h12m)

Um dia na vida de Basquiat, um artista que se encontra pobre nas ruas de Nova York. Um momento da vida da Cultura Americana em que pontuavam os novos movimentos da pintura, do Hip-Hop, Graffiti e New Wave.

Manhãs de Sexta, 27 e Sábado, 28

Workshop Internacional:
O direito a saber

 

activistas juntam-se aqui para montar uma plataforma de pedidos de informação pública para Portugal e Itália.

Este fim de semana activistas portugueses, do Estado Espanhol, Itália e Reino Unido juntam-se para colaborar na criação de uma plataforma que permita fazer pedidos de informação pública. Embora isso já seja permitido, faltam meios directos e fáceis para o fazer. A ideia será transformar estes dias num espaço de trabalho, discussão e troca de experiências sobre liberdade de informação e direito a aceder a essa informação.

Todas as Sextas de Junho

A JANO
Associação de Pessoas com Disforia de Género

apresenta ciclo de cinema dedicado às vidas das pessoas transsexuais. Dois filmes, dois documentários, e conversa a acompanhar. Acompanhados pela JANO, vamos falar das vidas reais dos homens e mulheres transsexuais, de forma clara e informada, pelas vozes das próprias, e de quem as acompanha todos os dias. A entrada é livre e gratuita – vem, e traz amig@s!

Oradores:
António Salema (psicólogo, Hospital Magalhães Lemos)
João Melro (técnico de segurança social)
Luísa Reis (activista)
Zélia Figueiredo (psiquiatra, Hospital Magalhães Lemos)

Sexta-feira, 27 de Junho, 21:30h
 
THE BOY WHO WAS BORN A GIRL
Ano de estreia: 2009 /País: Inglaterra / Duraçao: 26'
Realizadora: Julia Moon

Sinopse
Jon e um adolescente britânico, igual aos outros rapazes em todos os aspectos, menos um. Este documentário segue a vida dele e da mãe, Luisa, a quem primeiro contou de quem era e como se sentia. Enquanto ela apoia incondicionalmente o filho na sua jornada, nem sempre o mundo exterior se revela tão compreensivo – mas Jon nunca desanima, e está determinado a agarrar a sua felicidade.
 

Sábado, 28 de Junho, 17:00h
 

O terceiro ciclo das Leituras de Rui Manuel Amaral prossegue com uma sessão de leituras dedicada

à poeta brasileira Angélica Freitas


A autora estará presente para ler e conversar com os leitores.
Ainda que declare em entrevistas que seu desejo muitas vezes é o de divertir, o alcance dos seus textos e o resultado estético/ético têm conotações muito amplas. Angélica Freitas é a poeta anti-autoritária por excelência, e para isso desbanca qualquer impostura literária que tente hierarquizar a posição do poeta diante de seus leitores.
Ricardo Domeneck, revista "aguasfurtadas", n.º 10.


A imagem da leitura é da autoria de Luís Nobre.

Domingo, 29 de Junho

 

Aberto das 17h às 24h...

... refrescos e bolachas esperam por si!

 

 

Novidades na Livraria
 

No seguimento do já acontecido com as publicações doAtelier de Composição, a Associação Saco de Gatos representa a partir de agora também a prestigiada etiquetaMiso Records.

A Miso Music Portugal tem desenvolvido um projecto editorial fonográfico desde 1988, a Miso Records, que se dedica quase exclusivamente à criação contemporânea portuguesa. Tendo no seu catálogo produtos dedicados à música electroacústica, à música experimental, à improvisação ou ainda à Nova Ópera.