01 a 05 de Julho - PhotobookClub // FestComum // PedroDeCalatrava80 // // CândidoLima //

 Quarta, 01 de Julho, 21:30h  

Encontro do Photobook Club Porto 
Teresa Siza apresenta
"Le Jardin de Poussière", do fotógrafo francês Bernard Plossu.

 Quinta, 02 de Julho, 16:00h  

 F E S T I V A L * C O M U M - Dia 7 

"A tendência da ajuda mutua na humanidade tem uma origem tão remota, e está tão profundamente entrelaçada com toda a sua evolução, que tem sido mantida até ao presente momento, apesar das vicissitudes da História."
Pyotr Kropotkin

EXPETING RESISTANCE é um projecto sobre a cidade do Porto. Esta exposição itinerante foca nas realidades alternativas que nasceram no Porto nos últimos anos, baseadas nas ideias de solidariedade e apoio mútuo e com o objectivo de mudar profundamente a sociedade em que vivemos - a acção directa para realizar um plano socialmente engajado, enquanto se cria alternativas tanto para as instituições políticas como para o poder estatal.

OFICINA ACÇÃO DIRECTA
Uma introdução para as tácticas de base. Ex-residentes do acampamento anti-nuclear em Faslane, Escócia, vão descrever os princípios e métodos mais comuns da acção directa.

Lavinia Raccanello é uma artista e activista italiana que vive em Glasgow. O seu trabalho foca nas relações entre seres humanos, sociedade e justiça social, com particular ênfase no poder da dialéctica e na prática participativa, no conflito entre poder estatal e autonomia e responsabilidade individual.

 Quinta, 02 de Julho, 21:30h  

Nas quintas de Julho GatoVadio apresenta...

PedroDeCalatrava nos anos 80

Entre Tinieblas
Maus Hábitos
(1983 / 98m)

Yolanda, uma cantora de clubes nocturnos é toxidependente. Quando o seu companheiro morre ela decide esconder-se dos polícias que a procuram. Assustada, decide procurar refúgio junto das Humildes Redentoras, uma Ordem que tenta resgatar raparigas que levem uma vida dissoluta e procuram redenção.
Porém, este grupo de freiras não parece ser muito comum...

 Sábado, 04 de Julho, 17:00h  

"Quem são, como pensam  a música, em que se inspiram para escrever?".
O ATELIER DE COMPOSIÇÃO leva a cabo no Gato Vadio , um ciclo de conversas que se pretende divulgador do trabalho criativo dos nossos autores contemporâneos.


C Â N D I D O  *  L I M A 

[n.1939] é o compositor que se mostra  na 12ª sessão das
Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos
Compositor maior da criação musical contemporânea em Portugal,estará à conversa sobre o seu processo criativo com Ricardo Ribeiro, convidado da última sessão das Conversas. SEJAM BEM VINDOS!

BIO
Compositor, professor, investigador com escritos vários publicados, Cândido Lima nasceu em 1939, na região de Viana do Castelo. Iniciados estudos gerais e musicais em Braga, ingressou, em 1963, no Conservatório de Música. No ano seguinte é admitido no Conservatório Nacional de Lisboa, tendo obtido os diplomas dos Cursos Superiores de Piano e de Composição dos Conservatórios de Lisboa e Porto, e de Filosofia na Faculdade de Filosofia de Braga, entre 1968 e 1973.
Doutorou-se em Estética pela Universidade de Paris I - Sorbonne.
Durante vários anos estudou em privado e no Instituto de Estética e Ciências da Arte, Sorbonne, com o compositor Iannis Xenakis.
Frequentou vários cursos internacionais em Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha e França.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Secretaria de Estado da Cultura de 1975 a 1978.
Escreveu obras para orquestra, agrupamentos de câmara, coro, teatro, electrónica, electroacústica e por computador, sendo a sua música tocada em diversos países. Escreveu ainda numerosos ensaios, tendo vindo a realizar conferências e seminários dentro e fora do país.
Fundou o Grupo Música Nova (1973) e participou em reformas do ensino da Música. Tem colaborado com a Rádio e a Televisão, desde 1963, enquanto pianista, compositor, autor e apresentador, criando para a RTP várias séries de programas: “Sons e Mitos”, “Fronteiras da Música”, “No ventre da Música”.
Foi professor de Composição na Escola Superior de Música do Porto e foi o primeiro compositor português a abordar a informática musical nas Universidades de Paris II e Paris VII, bem como a utilizar o computador em composição musical.
Prossegue estudos pessoais sobre meios audiovisuais em trabalhos teóricos, técnicos e de composição, relacionados com aspectos de Filosofia, Antropologia e das teorias e técnicas da comunicação.
É professor investigador no INET-MD, da Universidade Nova, Núcleo da Universidade de Aveiro.