25 a 29 de Maio - * NaCalha * *Photobook * Colonialismo * BossaLibre * JoséAlbertoMarques * Consumo * RevistaDigital

 de 19 a 29 de Maio  

a grande parede vermelha da livraria estará habitada pela exposição de trabalhos dMariana Rocha, 
inserida no projecto Na Calha promovido
por alunos de Belas Artes do Porto.

 
Quinzenalmente a parede será renovada com novas exposições.      
 Quarta 25 de Maio, 21:30h 

Encontro do Photobook Club do Porto
apresentação de Guilherme Figueiredo
do livro Arqueologias do fim do Milénio de 
Anibal Lemos.

 Quinta 26 de Maio, 21:30h  

Nas Quintas de Maio...
discutimos o Colonialismo.
sempre pelas 21:30 com ENTRADA LIVRE
Acerca da violência
Göran Hugo Olsson - 78 min (2014)
A partir da obra de Frantz Fanon - Os Condenados da Terra - Göran Hugo Olsson realiza um filme sobre a violência dos regimes opressores e a necessária violência dos processos de descolonização em África (com imagens inéditas), enquanto reflecte sobre o neocolonialismo que hoje se faz sentir.
 Sexta 27 de Maio, 21:30h 
Concerto do Projecto
"Bossa Libre"
uma releitura de músicas brasileiras com “toque” feminino e uma pitada de tempero latino... Bossa Libre nasceu da explosão de ideias musicais de duas brasileiras: a baterista, violonista e professora de canto Carol Mello e a professora de Espanhol, Português e cantora Tamy Rodrigues. No repertório,Bossa Libre, como o próprio nome já diz, trata de dar novas e livres roupagens a clássicos da Bossa Nova, com arranjos vocais elaborados e com um toque latino especial trazido de influências de viagens do duo pela América Latina. Um concerto intimista, tranquilo e que transborda feminilidade e vibes positivas. Neste concerto, dividiremos o palco com o querido amigo e violonista Iury Matias
Vem somar e sorrir com a gente!
entrada libre com contribuição latina
 Sábado 28 de Maio, 17:30h 
Lançamento do novo "romance" de José-Alberto Marques,
Narrativylirica (Ed. Oro, 2016), apresentado pelo autor e Rui Torres.
Na contracapa do referido, está o seguinte texto-sinopse:
 
Candidato a Presidente da República é assassinado, após exercer o seu direito de voto. O filho segue uma carreira política, de Presidente de Câmara a Deputado, enquanto tenta desvendar o mistério do pai, mas não consegue os seus intentos. No "corpus" literário as personagens principais são variadas. Desde o Cónego que ama Deus e as mulheres, o Coronel, militar de várias patentes, consoante o momento, casa rica, vários amigos, bom "vivant", viajado, conhecedor de actores e actrizes estrangeiras, também pai do deputado, dá festas, afinal, com o dinheiro da mulher. Nunca foi militar. Destaca­-se também, Celínea, pretensa namorada de Albano, rica, médica, poetisa, prostituta, amante da obra de Schubert, descobre­-o também como escritor em Paris onde vai viver, exercendo a sua verdadeira profissão, com "Tête de Vache", que morre em sua defesa. A mulher do candidato enlouquece e brinca na praia como criança. Afinal, o candidato... Deixo ao leitor o prazer de o encontrar no último capítulo. Importante: Este romance é preenchido com textos em itálico, como se o leitor, por vezes, sem desviar os olhos, escutasse uma poética­musical que integra o sentido e a escrita, a performance do Romance.
 
Alguns links que podem interessar:
 Sábado 28 de Maio, 21:15h 
DEBATE
sobre as práticas de consumo de carne e os seus corolários
para o bem-estar animal, a saúde e o ambiente.

21h15 | Projecção fotográfica :: Tras los Muros
21h45 | Debate: Do animal à carne, do matadouro à mesa:
Reflexões críticas sobre o carnismo
Rui Pedro Fonseca, investigador do ISCTE-IUL e ISFLUP
Vera Martins, Porto pelos Animais
Este debate fará parte de um conjunto mais alargado de iniciativas que, organizado no âmbito do Movimento pela Abolição dos Matadouros (MAM-Portugal), decorrerá em várias cidades portuguesas (Braga, Porto, Coimbra e Lisboa). O MAM-Portugal surgiu recentemente e reúne diferentes ativistas que procuram combater a exploração (capitalista) dos animais não-humanos nas sociedades ocidentais.
 Domingo 29 de Maio, 17:30h

Lançamento da revista digital
 
L=A=B=O=R=A=T=O=R=I=O 
D=E 
P=R=A=T=I=C=A=S
T=E=X=T=U=A=I=S
E=X=P=E=R=I=M=E=N=T=A=I=S
 
por Pedro Eiras, Ana Isabel Carvalho, Ricardo Lafuente e Bruno Neiva.