quinta-feira, 4 de Dezembro, 22H00: Documentários

"The Akha: at a Crossroads" e "Telling You the Facts"

4 de Dezembro, 22H00


Gato Vadio ( Rua do Rosário, 281, Porto)


Estes filmes são mais do que documentários e são produzidos por uma produtora que não é uma empresa comum. A White Tara Productions é uma empresa independente, especializada em documentários sobre questões sociais e de desenvolvimento. Os membros da equipa WTP e os colaboradores (de entre os quais sobressai um nome português – Alberto Monteiro, fotógrafo) assumem um compromisso profundo com as causas que filmam e a sua difusão.


Apresentamos esta semana os documentários The Akha: at a Crossroads e Telling You the Facts. O primeiro é filmado no Norte da Tailândia, um dos locais onde vive o povo Akha, uma tribo com cerca de 2.3 milhões de pessoas que se distribuem por 5 países: Tailândia, Laos, Myanmar, China e Vietname. Este filme mostra um povo tradicionalmente não-violento, em conflito cultural e religioso com o avanço da globalização e da educação levada para estas paragens asiáticas pelos colégios internos dos missionários cristãos.

Telling you the facts é uma reconstrução da guerra civil liberiana (1989-2003), vista pelos olhos de antigas crianças-soldado, de ambos os lados do conflito. Dá a conhecer os problemas e desafios que os jovens que recentemente foram soldados enfrentam num campo de refugiados do Gana e o trabalho desenvolvido pela Associação de Crianças Soldado da Libéria (VECSAOL) na promoção dos interesses das antigas crianças-soldado.




Uma iniciativa Amnistia Internacional & Movimento Humanista
inserida na Marcha Mundial Pela Paz e Não-Violência