("clicar" na imagem)


Ciclo de documentários sobre a América Latina

Se se cala a América Latina, cala-se a vida!

Gato Vadio, rua do rosário 281

Entrada Livre… às quintas, 22h/todos os documentários estão legendados em português


Se se cala a América Latina, cala-se a vida!

O estudante de economia vai questionar a doutrina dos seus mestres quando conhecer a realidade económica da Argentina.

O betinho da Foz vai ficar boquiaberto quando vir a realidade que lhe foi ocultada quando foi de férias vip à Jamaica no verão passado.

O guna da ribeira vai ficar com coração enternecido quando souber o que é a violência social e a pobreza de Potosi.

A dona da mercearia da esquina vai aperceber-se como é feita e de onde vem a soja transgénica que vende e passará a vender soja fair-trade e livre de OGM’s.

A brasileira da frutaria da esquina da outra ponta da rua irá chorar de nostalgia ao ver as imagens da sua terra natal devastada pela irracional e desumana ultra-industrializão!

Em cena, num logradouro perto de si!

Gato Vadio


1 - Memoria del Saqueo Quinta-feira, 4 de Junho, 22h

Fernando Solanas

2004

tempo: 118 min

Argentina


Memoria del Saqueo, Fernando Solanas (Argentina, 2004)

Como é possível que um país tão rico possa cair numa situação de pobreza e fome de tamanha magnitude?

O que aconteceu com as promessas da modernidade, o trabalho e o bem-estar pregado pelos políticos, empresários, economistas iluminados e os meios de comunicação social?

Como se pode entender a alienação dos abundantes bens públicos para reembolsar a dívida, se a dívida negligenciada foi multiplicada várias vezes comprometendo as gerações futuras?

Depois da queda da ditadura militar em 1983, sucessivos governos de democracia simulada lançaram uma série de reformas preconizadas com o suposto intuito de tornar a Argentina na economia mais próspera e liberal, o internacionalmente aclamado "El Milagro Argentino".

Menos de 20 anos depois, os argentinos literalmente perderam quase tudo!

Em nome da globalização e do comércio livre, a Mafiocracia (termo inventado por Solanas) dos governos de Menem e De la Rúa no conluio com o FMI, o Banco Mundial e os seus países constituintes, prosperaram as receitas económicas dos organismos internacionais e da máfia política argentina criando uma dívida astronómica e o esvaziamento social e financeiro o país.

As maiores empresas nacionais foram vendidas às corporações estrangeiras a preço sub-desvalorizado, sendo o produto das privatizações desviado para os bolsos de funcionários corruptos. Os novos donos implementarem preços elevados por serviços reduzidos. Sucessivas revisões da legislação laboral cortaram quase todos os direitos laborais conquistados pelos trabalhadores. Num país tradicionalmente grande exportador de alimentos, a desnutrição torna-se generalizada. Milhões de pessoas ficam desempregadas e afundam-se na pobreza vendo as suas poupanças desaparecerem num colapso bancário final.

Memoria del Saqueo trata-se de um documentário filmado com uma dinâmica livre, criativa e atraente, que tenta contextualizar e compor um novo quadro dos abalos sociais que o povo argentino sofreu, desde a ditadura de Videla até à rebelião popular de 19 e 20 de Dezembro de 2001, que terminou com o governo da Aliança.

Duração: 118 min