Ceský sen – O sonho checo

Documentário, 2003.

Sábado, 16 de Janeiro, 18h

Gato Vadio

Entrada Livre


Na República Checa pós-comunista, os consumidores já não têm que esperar em longas filas para poderem ter acesso aos bens essenciais. Em anos recentes, ficaram conhecidos por acamparem durante a noite para se anteciparem à grande abertura do mais recente hipermercado.

A rápida expansão do fenómeno hiper-mercantil no seu país, inspirou os jovens cineastas Vit Klusák e Filip Remunda a empreenderam uma campanha promocional maciça para divulgar o hipermercado por eles criado e ao qual chamaram “O Sonho Checo” (espécie de qualquer centro comercial dos arredores do Porto). Recorrendo à tecnologia de ponta das técnicas de marketing, prometeram as maravilhas habituais: preços baixos incríveis, super brindes e o mundo de fantasia proporcionado ao consumidor de ele poder encontrar tudo o que sempre desejou num único lugar encantado. A grande diferença entre "O Sonho Checo" e os seus concorrentes de mercado é que apenas existia na imaginação destes dois realizadores.

Talvez a maior partida da história do cinema documental. No dia de abertura ao público, quando cerca de 2000 pessoas se reúnem num prado fora da cidade dispostas a tudo para abrirem as portas do centro comercial, algum inesperado acontece…


Vit Klusák e Filip Remunda

2003
85 min.
6 prémios em festivais de cinema.