Greve Geral + Desobediência Civil + Dia Sem Compras


Filmes, debate e conversa | Quarta, Sexta e Sábado


“A desobediência civil não é o nosso problema. O nosso problema é a obediência civil. O nosso problema é que pessoas por todo o mundo têm obedecido às ordens de líderes e milhões têm morrido por causa dessa obediência. O nosso problema é que as pessoas são obedientes por todo o mundo face à pobreza, fome, estupidez, guerra e crueldade. O nosso problema é que as pessoas são obedientes enquanto as cadeias se enchem de pequenos ladrões e os grandes ladrões governam o país. É esse o nosso problema.”
- Howard Zinn


Jornal A Batalha

, de 7 de Agosto de 1922 
O país estava a atravessar uma grave crise financeira que se prolongou por 4 anos, propiciando depois o golpe de 28 de Maio de 1926, e a consequente implantação da Ditadura Militar. 
[Fonte: Blog Restos de Colecção]

Não queremos que te sintas mal com as comprinhas de Natal!
Celebra o DIA SEM COMPRAS com duas ofertas para download:

Guia Anti-Repressivo

Inspirado num guia anti-repressivo da Confederação Geral do Trabalho (CGT) de Espanha, o Guia Anti-repressivo [pdf] é uma ferramenta de informação, formação e consulta, com o objectivo de ajudar a garantir os Direitos e Liberdades na luta social e sindical.

Acção Directa Não-Violenta

Acção Directa Não Violenta [pdf], baseado no Guia teórico-prático “Como realizar una Acción Directa Noviolenta y no sucumbir en el intento”, publicado em Julho de 2010 pela Assembleia Antimilitarista de Madrid, Grupo Antimilitarista Carabanchel. Edição C.A.G.A. (Contra A Guerra Age)
A Greve / Filme + Debate

A Greve
Filme de Eisenstein (1925)
Debate com FERVE* 
4ª feira, 23 de Nov., 21h 

Sinopse: Em 1912, numa das maiores fábricas da Rússia tzarista, tudo parece calmo: os operários trabalham, a burguesia goza de uma vida rica em prazeres. Quando os contra-mestres percebem que a serenidade é só aparente, e que existe entre os operários uma agitação dissimulada, comunicam-na à direção da fábrica, que por sua vez avisa à polícia. Os espiões enfiltram-se na fábrica e na vila operária. Apelos à luta são lançados pelo comité. O suicídio de um operário, injustamente acusado pela direção de ter roubado documentos, marca o início da greve. Os operários deixam as fábricas, as máquinas param. Organiza-se uma concentração na floresta. Uma ofensiva da guarda montada fracassa. Ao saber da recusa da administração em satisfazer as reivindicações dos operários, o comité decide continuar a greve. A polícia incendeia o depósito de vinhos, certa de que os operários esfomeados irão saqueá-lo, o que serviria de pretexto para represálias; entretanto, o plano não funciona. * FERVE: Fartos/as d'Estes Recibos Verdes

* FERVE: Fartos/as d'Estes Recibos Verdes 

Howard Zinn / Filme

You Can't Be Neutral on a Moving Train
Documentário sobre Howard Zinn (2004)
6ª feira, 25 de Nov., 22h

Sinopse: Um olhar sobre a vida de Howard Zinn (1922-2010), reconhecido historiador, professor, dramaturgo, e activista libertário americano. Tendo trabalhado primeiro num estaleiro e depois como artilheiro da Força Aérea na Segunda Guerra Mundial, Zinn tornou-se um académico revolucionário e líder de desobediência civil numa altura de guerra e em que o racismo estava institucionalizado.
Os seus influentes escritos iluminam e dão voz aos operários, trabalhadores imigrantes, Afro-americanos, americanos nativos e trabalhadores pobres. O filme You Can't Be Neutral captura a essência deste homem catalisador de mudança durante mais de 60 anos, mostrando materiais de arquivo raros e entrevistas com Zinn e outros como Noam Chomsky.

Dia sem compras / filme

Comprar, Tirar, Comprar
Documentário TVE
Sábado, 26 de Nov., 22h

 
SinposeA OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA, uma estratégia para tornar a durabilidade da vida de um produto limitada, para que o consumidor se veja sempre obrigado a comprar novamente. O filme abre com um funcionário da emissora descobrindo que sua impressora havia deixado de funcionar sem motivo aparente e que o custo de consertá-la sairia mais caro do que uma nova. A Obsolescência Programada começou primeiramente com as lâmpadas, que antes duravam décadas trabalhando ininterruptamente mas, depois de uma reunião com o cartel dos fabricantes, passaram a fazê-las para durar apenas 1.000 horas. Essa prática tem gerado montanhas de resíduos, transformando algumas cidades de países de terceiro mundo em verdadeiros depósitos, sem falar na matéria prima, energia e tempo humano desperdiçados.