21 jun. Peregrinação às Fontes+ 22 jun. Asturias+ 23 jun. S. João (Fontinha)+ 24 jun. Bela Damião



5ª, 21 de Junho, 21:30 H
Apresentação do livro "Peregrinação as fontes"
de Lanza del Vasto




Debater um clássico da não violência, um dos mais destacados seguidores de Gandhi no Ocidente, é o objetivo da sessão para o qual o convidam as Edições Sempre-em-Pé e o Gato Vadio/Saco de Gatos.

O livro Peregrinação às Fontes, de Lanza del Vasto, será apresentado pelo editor, José Carlos Costa Marques.
Peregrinação às Fontes é o livro chave de Lanza del Vasto. Lanza nasceu em 1901, na Itália do sul, de mãe belga e pai siciliano. Fez estudos clássicos em Paris e de filosofia em Pisa, enquanto se ia dedicando também à arte da poesia, da pintura e da música. Em 1936 partiu para a Índia, na viagem que ele narra neste livro. O ponto culminante dessa viagem foi o encontro com Gandhi. Nele vê aquele que pode trazer uma solução aos problemas dos homens, que abre os caminhos da paz pela não violência e que propõe uma resposta aos excessos e desordens da civilização moderna.
De regresso à Europa, não esqueceu nunca a inspiração e a vocação que descobriu nesse encontro, procurando dar expressão concreta na França e na Europa ao ideal e ao método da não violência, seguindo Gandhi em quem reconheceu o exemplo de libertador de um povo que soube conquistar a liberdade pela desobediência civil.
Sobre o Autor
Lanza del Vasto é um dos mais notáveis seguidores de Gandhi no Ocidente. A comunidade que fundou, A Arca (L'Arche) continua hoje a difundir o seu pensamento e a agir no rumo que ele traçou. Lanza del Vasto proferiu conferências em Portugal em Abril de 1978 em Lisboa, Porto, Coimbra e Évora, tendo voltado ao nosso país em 1979. A elas assistiram muitas centenas de pessoas. 
Segundo os que o acompanharam, Lanza teve um grande impacto em quem o ouviu, pelo seu profundo humanismo, pelo idealismo aliado a um grande realismo, pela vontade firme e lúcida que ele tinha de concretizar os sonhos, pela sua atenção aos pormenores. Na base do pensamento que transmitia, encontrava-se o conceito hindu e gandhiano de satyagraha, de força da verdade e de adesão à verdade.
Sexta, 22 de Junho às 22h00
"Asturias, la última revolución obrera" 
Documentario: "Asturias, la última revolución obrera"
 
 +
Filme: " Pidele cuentas  al rey"



Sábado, 23 de Junho 

S. João!



Domingo, 24 de Junho as 18:30

Jazz: 
Bella Damião

17 de Junho, Festa na Baixa 2010 em No Piolho de