5 a 8 de dezembro / abertos de 4ª a domingo, «Promised Land», Occupy Poesia, « O S . I D I O T A S », A Economia nas Nossas Mãos, JÁ!


O Sapato 43 e Noé apresentam filmes sobre a abundância nas 5ªs do mês de Dezembro:


Que Abundância? Que Terra? Que Futuro?

Entre utopia e distopia, o Mundo continua perseguindo a Terra Prometida. Genericamente, trata-se de uma terra de Abundância, só que a questão da Abundância tem vindo a sofrer alterações pelo percurso histórico, científico, económico e político da nossa humanidade. Enfim, a Abundância não tem os mesmos contornos, nem a mesma definição, nem é da mesma natureza para todas as pessoas. A questão da independência energética tem sido uma constante preocupação de todos os Estados. Com o mapeamento das jazidas de gás de xisto e respectivas prospecção e exploração muitas dúvidas ficam por esclarecer.

Na miragem de uma espécie de terra de abundância, vislumbrando aquilo que os nossos dirigentes chamam a «independência energética», enquadrada na iminência de um acordo transatlântico -TAFTA , ainda em negociações sobre uma questão essencial relativa aos Organismos Geneticamente Modificados, mas visto pelo governo PSD/CDS e pela oposição PS como um motor para a economia, através da criação de empregos e do investimento de empresas norte-americanas, Portugal antecipou uma parceria com uma corporação texana, a Mohave Oil & Gas para prospecção de gás de xisto.


Esta foi «autorizada pelo Governo na região do Oeste,[...] em acordo com a Galp Energia» . Entretanto, à semelhança do que tem vindo a acontecer noutros países europeus, a 11/10/13 um projecto de lei aplica uma moratória à exploração de gás de xisto no território nacional.


Entretanto, em Fevereiro de 2013, a Direcção Geral de Energia e Geologia concedeu a exploração do gás natural em Portugal até 2021 à Oracle


Isto deixa-nos com muitas perguntas e dúvidas...

Que Abundância? Que Terra? Que Energia? Que Futuro?






4ª feira

4 de dezembro


Música, bebidas, bolachas e livros.

Nada mais faz falta....

5ª feira

5 de dezembro


21:30h 

«Promised Land»

(Terra Prometida) [106']
Inglês com legendas em Português, de 2012 do realizador Gus Van Sant.
A história é a seguinte: dois mediadores de uma grande empresa de exploração de gás chegam a uma vila, assolada pela crise económica e laboral, para estabelecer contratos com os proprietários das terras para exploração do gás de xisto, aliciando-os com lucros prometedores. A chegada de um activista ambientalista vem dar outro rumo à proposta dos mediadores.


 

6ª feira

6 de dezembro


22:00h 

Occupy Poesia  

A sessão da próxima 6ª feira será preenchida  com a leitura integral do poema «A Invenção do Amor» de Daniel Filipe, poeta  perseguido e torturado pela PIDE.

Sáb

7 de dezembro


21:30h 

Apresentação do livro

 « O S . I D I O T A S » de Rui Ângelo Araújo,

 O Lado Esquerdo Editora, 2013,

por Carlos Costa e exposição de trabalhos de Eduardo Ferreira (autor da capa).

Dom

8 de dezembro

A Economia nas Nossas Mãos, JÁ!