03 a 07 de Dezembro - // CineJaponês // MovimentosSociais // AntónioSousaDias // CouchFestFilms

 Quinta, 04 de Dezembro, 21:30h 

 Nas quintas de Dezembro Leonor apresenta...

Ciclo de cinema Japonês

Rent-a-cat  
2012
Naoko Ogigami

A história de uma solitária rapariga que aluga gatos a pessoas que se sentem sozinhas...

(1h 50m)

 Sexta, 05 de Dezembro, 21:30h 

Os Novos Movimentos Sociais e uma nova perspectiva de mediação sociocultural.
Apresentação: Documentário e um bate papo (workshop)
com Rapha Cruz (Confraria Coletiva- Brasil)

 Sábado, 06 de Dezembro, 17:00h
 

ANTÓNIO SOUSA DIAS  
[n. 1960] – É o compositor que se mostra na 6ª sessão das
Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos 
ÁLVARO sALAZAR, anterior convidado das sessões, será agora o intermediário de uma conversa à volta da obra desta histórica figura da composição contemporânea em Portugal.

Nasceu em Lisboa em 1960. Concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Lisboa em 1981, e a Licenciatura em História na Universidade Nova de Lisboa em 1983. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez entre 1984 e 1987 uma pós-graduação em Piano e Música de Câmara do séc. XX no Conservatório Sweelinck de Amesterdão, sob a orientação de Alexander Hrisanide. De 1987 a 1992, com bolsa da Secretaria de Estado da Cultura, realizou o Curso Superior de Composição no Conservatório de Roterdão com Klaas de Vries e Peter-Jan Wagemans. Durante a sua permanência na Holanda, António Chagas Rosa foi também maestro-repetidor no Muziektheater de Amesterdão e professor na classe de ópera no Conservatório Sweelinck.
A sua produção de compositor inclui música de câmara, sinfónica, duas óperas e numerosos ciclos de canções. Recebeu encomendas do Festival Internacional de Música de Macau, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Casa da Música Porto, da Radiodifusão Portuguesa, do Teatro Nacional de São Carlos, da Fundação Casa de Mateus, do Nederlands Kamerkoor (Amesterdão), do KamerensembleN (Estocolmo), do Klangforum e Festival Jeunesse (Viena), do Grupo Drumming de Percussão, etc. As suas obras têm sido tocadas em festivais de música contemporânea em Portugal, Espanha, França, Holanda, Alemanha, Suíça, Áustria, Suécia, Ucrânia, E.U.A, Venezuela, Hong-Kong e Japão, etc.
Em 1997 representou Portugal na Tribuna Internacional dos Compositores (UNESCO), em Paris, com o seu Concerto para Piano e Orquestra. O seu ciclo de canções Songs of the Beginning foi premiado em 1994 pela Associação Holandesa de Compositores . A ópera Melodias Estranhas, com libreto de Gerrit Komrij, foi-lhe encomendada pelas cidades do Porto e Roterdão, Capitais Europeias da Cultura em 2001, tendo sido estreada no Schouwburg de Roterdão em Dezembro de 2001. No ano seguinte foi convidado pela Musiekhochschule de Zurique para orientar um seminário sobre a interpretação sua música de câmara. Um dos seus discos mais recentes – As Feiticeiras (Actes-Sud, 2006), uma cantata cénica com poema de Maria Teresa Horta, encomendada pelo Ensemble Musicatreize de Marselha – valeu ao ensemble uma “Victoire de la Musique/2007” (Radio France), tendo a obra sido apresentada em Paris, na Cité de la Musique, em Maio de 2008. Editou recentemente um cd monográfico com uma selecção de obras escritas na última década (“Pas-de-Deux”, Portugaler).
António Chagas Rosa é professor auxiliar na Universidade de Aveiro (Departamento de Comunicação e Arte) onde, desde 1996, ensina Música de Câmara. Aí se doutorou em 2006 com uma tese sobre as relações entre ritmo e semântica em “Os Jardins Suspensos” op. 15, de Schönberg.

 Sábado, 6 de Dezembro, 22:00h 

 
Couch Fest Porto (Gato Vadio) 2014
 
Junta-te a nós no Sábado, 6 de Dezembro, para o que o MovieMaker Magazine chama de um dos "top 5 mais fixes festivais de curtas do mundo."
Couch Fest is a cozy shorts film fest that bring world-class short movies out of the cinema and into non-traditional venues like living rooms, boats, community centers, and more.
Traz vizinhos e assiste à melhor sessão de curtas do ano.
 

 Lista dos Filmes: http://couchfestfilms.com/cff90-b