12 a 15 de Maio - * NaCalha * Colonialismo * WomenInStruggle * TTIP

de 05 a 15 de Maio  

a grande parede vermelha da livraria estará habitada pela exposição Correcção de Tânia  Geiroto Marcelino, 
inserida no projecto Na Calha promovido
por alunos de Belas Artes do Porto.

 
Quinzenalmente a parede será renovada com novas exposições.      
 Quinta 12 de Maio, 21:30h  

Nas Quintas de Maio...
discutimos o Colonialismo.
sempre pelas 21:30 com ENTRADA LIVRE
Quilombo 
Carlos Diegues - 119 min (1984)
Num engenho de Pernambuco, por volta de 1650, um grupo de escravos rebela-se e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nação de ex-escravos fugidos que resiste ao cerco colonial, entre eles Ganga Zumba, um príncipe africano.
O seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contesta as ideias conciliatórias de Ganga Zumba e enfrenta o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.
 Sexta 13 de Maio, 21:30h 
Integrado no
Colóquio Internacional e Mostra de Cinema

Lutas das Mulheres no Cinema
de África e do Médio-Oriente

promovido pelo centro de estudos africanos
Universidade do Porto


WOMEN IN STRUGGLEdocumentário de Buthina Canaan Khoury,
Palestina, 2004, 56 min., cor, subtítulos em inglês.


Women in Struggle enquadra-se na mostra de cinema seleccionada pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto para o Colóquio Internacional: "As Lutas das Mulheres no Cinema de África e do Médio-Oriente", que conta com a presença de várias realizadoras e estudiosas da área, a decorrer no Porto de 12 a 13 de Maio 2016.
Sinopse: Quatro mulheres palestinianas partilham as experiências dolorosas que sofreram nas prisões israelitas. Estas detenções mudaram as suas vidas enquanto filhas, irmãs, namoradas, mulheres e mães. Através de um olhar lúcido, a realizadora palestiniana, Buthina Canaan Khoury, oferta-nos as palavras que expõem os corpos das mulheres palestinianas cujos grilhões transcendem as células israelitas, mas cujos cantos são rasgos de resiliência e força.
divulgação urgente
Pelo debate e decisão sobre a ratificação do CETA na Assembleia da República
Foi criada uma petição pública apelando a que a discussão e decisão sobre o CETA -  o Acordo de Comércio e Investimento entre a UE e o Canadá – tenha lugar  na Assembleia da República (AR).  A Comissão Europeia está a planear a ratificação deste Acordo apenas a  nível europeu, após o que o Acordo entraria de imediato em vigor -  supostamente por um período provisório de 3 anos -, criando uma série de  factos consumados que já não poderão ser revertidos. Esta petição apela a que o CETA seja discutido na Assembleia da República e que a  decisão sobre o mesmo seja tomada nos parlamentos nacionais, ou seja, na  AR.
São precisas 4.000 subscrições para que a petição seja discutida na AR.
Para ser  aceite, cada subscritor tem obrigatoriamente que indicar o B.I..
Por todos nós, assinem a petição pública aqui 
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT80877
agradecemos que a divulguem através da vossa mailinglist, site e facebook, de forma a que muitos possam tomar conhecimento e subscrever.
Saudações cidadãs
Pela Plataforma Não ao Tratado Transatlântico